Atividade de Interpretação de Texto: Cardápio de lanchonete – PDF Gratuito!

🧠 O que os alunos aprendem com a atividade de interpretação de texto com cardápio?

Trabalhar com textos do cotidiano em sala de aula é uma excelente estratégia para desenvolver competências de leitura e interpretação de maneira prática, contextualizada e envolvente. Um ótimo exemplo disso é a atividade com a imagem de um cardápio, que pode parecer simples à primeira vista, mas é riquíssima em possibilidades pedagógicas.

🍽️ A atividade

A proposta consiste em apresentar aos alunos uma imagem de cardápio (real ou simulado) e, a partir dela, responder questões interpretativas que envolvem:

  • Identificação do gênero textual;
  • Reconhecimento da tipologia predominante;
  • Interpretação de informações explícitas e implícitas;
  • Comparação de preços;
  • Leitura crítica e funcional do texto.

🎯 O que os alunos irão aprender?

Durante e após a realização dessa atividade, os alunos irão:

1. Reconhecer o gênero textual “cardápio”

Eles aprenderão que o cardápio é um texto funcional do cotidiano, com estrutura própria e finalidade específica: informar e atrair o consumidor.

2. Interpretar informações diretas e indiretas

A atividade exige que os alunos leiam com atenção, identifiquem dados como preços e nomes de produtos, e façam inferências com base nessas informações.

3. Compreender a função social dos textos

Eles entenderão que textos como cardápios, convites, listas de compras, entre outros, fazem parte do nosso dia a dia e possuem um papel fundamental na comunicação social.

4. Exercitar a leitura crítica

Mais do que “ler por ler”, os estudantes serão convidados a analisar, comparar, relacionar preços, e tomar decisões a partir do que está apresentado, desenvolvendo o pensamento crítico.

5. Desenvolver vocabulário e habilidades matemáticas

Ao falar sobre alimentos e bebidas, novos termos são aprendidos. Além disso, ao comparar preços, surgem oportunidades de explorar noções de valor, quantidade e até operações matemáticas simples.

🌱 Habilidades da BNCC – Leitura e Interpretação de Texto 🌱

  • EF35LP01 📚 Ler e compreender textos curtos com fluência e autonomia.

  • EF12LP04 📝 Ler e compreender listas, agendas, calendários, e outros textos do cotidiano.

  • EF03LP11 🍴 Ler e compreender textos injuntivos, como receitas e instruções de montagem.

  • EF15LP02 📖 Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.

  • EF15LP04 🔍 Identificar a finalidade de textos do cotidiano.

  • EF15LP06 ✨ Interpretar textos considerando a situação comunicativa e o gênero.

💡 Dica bônus para ampliar a proposta

Após a atividade, incentive os alunos a criar seu próprio cardápio, pensando nos preços, nomes criativos para os lanches, layout e até promoções. Isso reforça a aprendizagem, estimula a criatividade e trabalha a produção escrita e visual.

Com uma simples imagem de cardápio, é possível promover uma aula rica em leitura, interpretação, raciocínio lógico, criatividade e diálogo com o mundo real. Aposte em atividades significativas para envolver seus alunos e desenvolver competências essenciais!

ATIVIDADE

Escola: ____________________________________________________________________

Professor(a): __________________________________ Turma: ______________________

Aluno(a):______________________________________ Data:____/____/____

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

  1. Qual é o gênero textual apresentado na imagem?
    a) (     ) Convite
    b) (     ) Prontuário
    c) (     ) Receita
    d) (     ) Cardápio
  2. Qual é a tipologia textual predominante no cardápio?
    a) (     ) Descritiva
    b) (     ) Narrativa
    c) (     ) Argumentativa
    d) (     ) Expositiva
  3. Qual é a finalidade principal desse cardápio?
    a) (     ) Informar os preços dos lanches e bebidas.
    b) (     ) Contar histórias sobre os lanches.
    c) (     ) Ensinar como preparar os lanches.
    d) (     ) Vender os produtos de maneira mais atraente.
  4. Qual é o produto mais barato do cardápio?
    a) (     ) X-Burguer
    b) (     ) X-Tudo
    c) (     ) Pão com Ovo
    d) (     ) Refri Lata
  5. Qual é o produto mais caro do cardápio?
    a) (     ) X-Tudo b) (     ) Limonada          c) (     ) X-Bacon            d) (     ) X-Salada
  6. Qual é a combinação mais barata de lanche e bebida do cardápio?
    a) (     ) Pão com ovo e água mineral
    b) (     ) X-Burguer e refri lata
    c) (     ) Misto quente e suco de fruta
    d) (     ) X-Frango e limonada
  7. Qual é a combinação mais cara de lanche e bebida do cardápio?
    a) (     ) X-Tudo e limonada
    b) (     ) X-Bacon e refri 2L
    c) (     ) X-Salada e suco de fruta
    d) (     ) X-Frango e refri 1L

DOWNLOAD – ATIVIDADE CARDÁPIO

MATERIAL COMPLETO COM 170 PÁGINAS – https://pay.hotmart.com/A97137647M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *