Atividade de Interpretação de Texto: Cardápio de lanchonete – PDF Gratuito!
🧠 O que os alunos aprendem com a atividade de interpretação de texto com cardápio?
Trabalhar com textos do cotidiano em sala de aula é uma excelente estratégia para desenvolver competências de leitura e interpretação de maneira prática, contextualizada e envolvente. Um ótimo exemplo disso é a atividade com a imagem de um cardápio, que pode parecer simples à primeira vista, mas é riquíssima em possibilidades pedagógicas.
🍽️ A atividade
A proposta consiste em apresentar aos alunos uma imagem de cardápio (real ou simulado) e, a partir dela, responder questões interpretativas que envolvem:
- Identificação do gênero textual;
- Reconhecimento da tipologia predominante;
- Interpretação de informações explícitas e implícitas;
- Comparação de preços;
- Leitura crítica e funcional do texto.
🎯 O que os alunos irão aprender?
Durante e após a realização dessa atividade, os alunos irão:
1. Reconhecer o gênero textual “cardápio”
Eles aprenderão que o cardápio é um texto funcional do cotidiano, com estrutura própria e finalidade específica: informar e atrair o consumidor.
2. Interpretar informações diretas e indiretas
A atividade exige que os alunos leiam com atenção, identifiquem dados como preços e nomes de produtos, e façam inferências com base nessas informações.
3. Compreender a função social dos textos
Eles entenderão que textos como cardápios, convites, listas de compras, entre outros, fazem parte do nosso dia a dia e possuem um papel fundamental na comunicação social.
4. Exercitar a leitura crítica
Mais do que “ler por ler”, os estudantes serão convidados a analisar, comparar, relacionar preços, e tomar decisões a partir do que está apresentado, desenvolvendo o pensamento crítico.
5. Desenvolver vocabulário e habilidades matemáticas
Ao falar sobre alimentos e bebidas, novos termos são aprendidos. Além disso, ao comparar preços, surgem oportunidades de explorar noções de valor, quantidade e até operações matemáticas simples.
🌱 Habilidades da BNCC – Leitura e Interpretação de Texto 🌱
-
EF35LP01 📚 Ler e compreender textos curtos com fluência e autonomia.
-
EF12LP04 📝 Ler e compreender listas, agendas, calendários, e outros textos do cotidiano.
-
EF03LP11 🍴 Ler e compreender textos injuntivos, como receitas e instruções de montagem.
-
EF15LP02 📖 Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
-
EF15LP04 🔍 Identificar a finalidade de textos do cotidiano.
-
EF15LP06 ✨ Interpretar textos considerando a situação comunicativa e o gênero.
💡 Dica bônus para ampliar a proposta
Após a atividade, incentive os alunos a criar seu próprio cardápio, pensando nos preços, nomes criativos para os lanches, layout e até promoções. Isso reforça a aprendizagem, estimula a criatividade e trabalha a produção escrita e visual.
Com uma simples imagem de cardápio, é possível promover uma aula rica em leitura, interpretação, raciocínio lógico, criatividade e diálogo com o mundo real. Aposte em atividades significativas para envolver seus alunos e desenvolver competências essenciais!
ATIVIDADE
Escola: ____________________________________________________________________
Professor(a): __________________________________ Turma: ______________________
Aluno(a):______________________________________ Data:____/____/____
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- Qual é o gênero textual apresentado na imagem?
a) ( ) Convite
b) ( ) Prontuário
c) ( ) Receita
d) ( ) Cardápio - Qual é a tipologia textual predominante no cardápio?
a) ( ) Descritiva
b) ( ) Narrativa
c) ( ) Argumentativa
d) ( ) Expositiva - Qual é a finalidade principal desse cardápio?
a) ( ) Informar os preços dos lanches e bebidas.
b) ( ) Contar histórias sobre os lanches.
c) ( ) Ensinar como preparar os lanches.
d) ( ) Vender os produtos de maneira mais atraente. - Qual é o produto mais barato do cardápio?
a) ( ) X-Burguer
b) ( ) X-Tudo
c) ( ) Pão com Ovo
d) ( ) Refri Lata - Qual é o produto mais caro do cardápio?
a) ( ) X-Tudo b) ( ) Limonada c) ( ) X-Bacon d) ( ) X-Salada - Qual é a combinação mais barata de lanche e bebida do cardápio?
a) ( ) Pão com ovo e água mineral
b) ( ) X-Burguer e refri lata
c) ( ) Misto quente e suco de fruta
d) ( ) X-Frango e limonada - Qual é a combinação mais cara de lanche e bebida do cardápio?
a) ( ) X-Tudo e limonada
b) ( ) X-Bacon e refri 2L
c) ( ) X-Salada e suco de fruta
d) ( ) X-Frango e refri 1L
DOWNLOAD – ATIVIDADE CARDÁPIO
MATERIAL COMPLETO COM 170 PÁGINAS – https://pay.hotmart.com/A97137647M